sábado, 9 de abril de 2011

Deus faz o concerto


                Abrão pecou, duvidou e se deixou levar pela falta de fé. Deus prometeu mais de uma vez, mas a duvida assolava o coração de Abrão e a descrença de Sarai aumentava ainda mais a insegurança do nosso primeiro patriarca. Qual a consequência disso? Ismael. Fruto da falta de fé, insegurança e medo de Abrão e Sarai.
                Deus, porém, agiu com Abrão como Ele age com a gente, na verdade Deus age com a gente como Ele agiu com Abrão. Duvida, medo, insegurança era o que Abrão tinha no coração, era o que lhe paralisava, o que lhe dominava a mente e não o deixava pensar claramente. E exatamente isso que lhe faltava Deus levou até ele. Exatamente o que o patriarca precisava, fé! Fé para crer naquilo que Deus falava e foi isso que Deus fez.
                Talvez você esteja ai pensando: “Poxa vida, depois de tudo que Deus fez, falou com Abrão ele ainda duvidou?”. É sim, Ele duvidou mesmo com tudo isso. Mas na boa, e a gente? E a gente que duvida mesmo depois de saber tudo isso?  E a gente que duvida mesmo depois de Jesus ter vindo, mesmo depois de conhecer a história dEle. E a gente?
                Abrão não teve em sua vida e na história antes dele o tanto de prova, demonstração, promessas e palavras de Deus que nós temos. Mas ele teve mais fé do que eu e você. Não é at toa que ele foi chamado: o pai da fé.
                O mais legal dessa história, dessa verdade, contada em Gênesis 15, 16 e 17, é que para cada duvida no coração de Abrão, Deus ia e fazia, falava, tocava, transformava. Assim como Ele faz com a gente.
                Abrão duvidou e consequentemente pecou, mas Deus veio, mudou o nome de Abrão, mudo o nome de Sarai, e prometeu a ele: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto... Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu hei de abençoar e te hei de dar a ti dela um filho, e a abençoarei, e será mãe das nações, reis de povos sairão dela”. (Gn 17.5,15, 16).
                Deus veio, fez o concerto e muito mais. Deus devolveu a Abraão a fé, a confiança. Naquele dia Abraão foi transformado e daí pela frente nunca mais foi o mesmo.
                A gente duvida, Deus repete a promessa. A gente peca, Deus nos levanta e fortalece. Não temos compromisso? Deus se compromete. Vivemos pela visão? Deus apaga a luz. Chegamos ao fundo do poço? Deus nos chama pelo nome, muda nossa história e faz de nós um milagre.

  Ana Bárbara de Oliveira (Babá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário